sábado, 2 de outubro de 2010

Setor elétrico toma pancada em setembro 2010

Em 08 de setembro desse ano um setor tido como um dos melhores de nossa Bolsa de valores sentiu uma forte pancada, a Aneel agência que regula o setor elétrico anunciou as novas tarifas.

O órgão regulador (Aneel) ofereceu uma taxa de retorno de 7,15% ao ano e o mercado trabalhava com a expectativa de 8,5%.

Essa taxa ficará sob análise pública até o dia 10 de dezembro desse ano, mas não temos expectativas de mudanças na taxa para maior, deve ficar em torno dos 7,50% mesmo.

O setor elétrico é composto por empresas que tem a maioria de suas receitas vinculadas à distribuição de energia, sendo a distribuidora Eletropaulo (Código na bolsa ELPL6) a que deve sofrer muito com a mudança na taxa.

A distribuidora de energia paulista deve sofrer em 2011 uma perda de aproximadamente 9% nos lucros e para 2012 o lucro pode cair ainda mais indo a 12% e a EBITDA (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) caindo em torno de 17% também para 2012.

O setor elétrico que sempre foi sinônimo de setor bom pagador de dividendos vê no longo prazo perdas no seu lucro e consequentemente queda na distribuição dos dividendos.

Com todas essas noticias dadas no inicio de setembro as ações da Eletropaulo (ELPL6) apresentou a maior queda da bolsa de valores 8.90% no mês, outra empresa que caiu muito foi CPFL apresentando queda de 6,40% no mesmo mês desse ano.

Ainda acredito muito no setor elétrico, mas não podia deixar de alertá-los sobre essas noticias que em Dezembro desse ano pode se transformar em fato.

Boa sorte e bons investimentos.
Fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário