domingo, 10 de outubro de 2010

Risco Brasil.

Risco Brasil é uma taxa que mede o grau de risco atribuído por estrangeiros aos títulos brasileiros. Quem faz esse cálculo é o Banco Americano J. P. Morgan.

O J. P. Morgan analisa o rendimento dos instrumentos da dívida de um determinado país, principalmente o valor (taxa de juros) com o qual o país pretende remunerar os aplicadores em bônus, representativos da dívida pública.

Tecnicamente falando, o risco Brasil é a sobretaxa de se paga em relação à rentabilidade garantida pelos bônus do Tesouro dos Estados Unidos, país considerado o mais solvente do mundo, ou seja, o de menor risco para um aplicador não receber o dinheiro investido acrescido dos juros prometidos.

O Risco Brasil é expresso em pontos básicos. Sua conversão é simples: 100 unidades equivalem a uma sobretaxa de 1%. Isso equivale dizer que um Risco Brasil de 300 pontos está pagando uma sobretaxa de 3% em relação à taxa prometida nos títulos do tesouro Americano.

Quanto maior for o risco, menor será a capacidade do país de atrair investimentos estrangeiros.

Um país que apresenta um alto risco pode ver o fluxo de investimento estrangeiro reduzir ocasionando um menor crescimento econômico levando a uma queda do emprego e renda da população.

O Risco Brasil apresentou uma forte queda devido ao compromisso de continuidade do plano macroeconômico nos governos FHC e Lula. Atingindo em setembro de 2010 os 213 pontos.

Fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário