quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Novo Produto Financeiro.

O Banco central estuda o lançamento de um novo produto financeiro no Brasil, trata-se de um produto que tende a copiar os já existentes e populares no mercado Europeu “Covered Bonds”. Traduzindo para o português “Obrigações hipotecárias”.

Esses títulos gozam de grande liquidez no mercado Europeu pelo fato de apresentarem dupla garantia ao investidor, são garantidos tanto pelo banco quanto pelos próprios créditos imobiliários.

Aqui no Brasil funcionariam como “CDBs imobiliários”, pois teriam características parecidas com a dos certificados de depósitos bancários e seriam usados para captar recursos para o financiamento imobiliário.

A Secretaria de Política Econômica estuda usar títulos já existentes no Brasil como as Letras Financeiras e Letras de Crédito Imobiliário (LCI) para evitar
o “Teste Jurídico” que no Brasil sempre se mostra muito demorado para novos produtos financeiros.

Hoje o maior problema em usar as LF e LCI é que não tem a garantia jurídica que os créditos imobiliários passariam para a mão dos aplicadores em caso de quebra do Banco emissor dos “CDBs Imobiliários”.

Caro leitor nos resta apenas aguardar esse novo produto financeiro e que ele seja concebido dentro de sólidas normas jurídicas, pois já sabemos o que aconteceu com alguns títulos com essas características no mercado Americano (Subprime) em 2008.

Fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário