sábado, 9 de outubro de 2010

Fundos Imobiliários

Não é novidade que estamos vivendo no Brasil um verdadeiro Boom imobiliário, essa valorização acontece principalmente nas capitais, dessas capitais notamos que São Paulo e Rio de Janeiro vivem digamos um Boom do Boom.

Os investidores que querem tirar proveito do Boom imobiliário podem investir diretamente na compra de imóveis ou através de fundos imobiliários.

Algumas variáveis podem desmotivar o investidor sair em busca da compra de imóveis físicos:

- Tempo para pesquisa de região, preço, estado de conservação.
- Risco concentrado em apenas um ativo (imóvel) com alto valor em dinheiro de uma só vez.
- Risco na hora de vender o imóvel depois (Risco de liquidez).
- Tempo e dinheiro para manutenção do imóvel.
- Custos altos na hora da compra e venda: Despesas de corretagem em torno de 6% e de 2% a 3% com impostos (ITBI), despesas com cartórios para lavratura e registro da escritura.

Opa! Calma! Não deixe que essas variáveis acima o façam desistir de participar de investimentos em imóveis, existem vários fundos imobiliários que possibilitam que o investidor pessoa física possa tranquilamente gozar desse tipo de investimento com um valor pequeno em dinheiro.

Os fundos imobiliários preferem investir em imóveis comerciais: Escritório, hospitais e shoppings que são mais escassos e seguros e os locatários apresentam melhor qualidade do que os locatários de imóveis residenciais.

Esses imóveis comprados pelos fundos são alugados gerando receita mensal para o fundo, parte dessa receita mensal será distribuída com os sócios cotistas proporcionalmente, chegando próximo de 0,70% a 1,10% ao mês livre de impostos.

Além dessa remuneração mensal o fundo pode apresentar valorização nas suas cotas, pois os imóveis que fazem parte do portfólio do fundo também ganham valorização fazendo com que o cotista tenha um segundo ganho ao longo do tempo.

Lembrando que a remuneração mensal dos alugueis são isentos de Impostos apenas nos fundos que possuem negociações de suas cotas na bolsa e que distribuam pelo menos 95% do resultado do seu caixa que é geralmente recebimento de alugueis.

Essas isenções o investidor que compra o imóvel físico não tem, paga imposto de renda dependendo do montante de aluguel mensal que recebe, podendo chegar até 27,50%.

Já o ganho de capital do cotista gerado sobre papeis de renda fixa que faz parte do patrimônio do fundo ou pela valorização da cota não goza de isenção fiscal e paga Imposto de renda retido na fonte (IRRF) de 20%.

Essas são algumas características gerais dos fundos imobiliários, existem vários tipos cada um com suas regras específicas, convém ler detalhadamente essas regras antes de fechar negócio.

Boa Sorte!
Fontes.

4 comentários:

  1. Olá Fontes. Sou o Sophos_News do Twitter. Gostei muito deste assunto. Poderia informar alguns desses melhores fundos imobiliários?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Correção do destinatário. Foi com o nome da minha filha Sonia, mas é tovaga@gmail.com - Sophos_News

    ResponderExcluir
  3. Olá Sophos, nos grandes bancos tem vários tipos de fundos imobiliários, os que consegui aqui foram esses:

    Rio bravo Corp. (Finan. Center)
    West Plaza Shop.
    Dom Pedro Shop. Campinas
    Shop. Pátio Higienópolis
    Hospital N. Sra. Lourdes

    Abraço.
    Fontes.

    ResponderExcluir