quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Crescimento da China.

A China cresce a três décadas, até aí nenhum problema, mas até onde pode continuar crescendo nesse ritmo acelerado da última década?

Algumas considerações que podem ajudar a entender esse quebra-cabeça chinês.

Os pilares que sustentaram esse crescimento foram:
- Mão de obra barata.
- Baixo custo.
- Mercado doméstico forte.

Esses três fatores acima dizem respeito a um grande percentual de população ativa, que atingiu seu recorde agora em 2010, quase 72% da população chinesa é economicamente ativa, pessoas com idade de 15 a 64 anos.

É de conhecimento de todos que esse alto número de população economicamente ativa permite que um país cresça sem ter a preocupação com inovação e criatividade organizacional.

Sabemos também que a China é muito rica em criatividade individual, mas essa individualidade não permite inovação organizacional como o exemplo da Apple.

Produtos como Ipod, Iphone e Ipad nunca seriam criados ou concebidos apenas com criatividade e inovação individual, necessário foi tudo isso a nível organizacional.

Dados estatísticos comprovam que o número de população ativa na China vai estabilizar e cair nos próximos cinco anos, aí está o problema, o que o citado país fará para manter o ritmo acelerado de crescimento?

A China deve pensar ser não mais apenas o fabricante do mundo, sim o país inovador mundial, pensar em por em pratica o fim do começo e não o começo do fim das vantagens competitivas, pois sem um alto número de população economicamente ativa, corre o risco de ser apenas um provedor de baixos salários, porém sem mais oferecer o menor preço.

Fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário