sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Negociações climáticas.

Em Dezembro desse ano será realizada a Conferencia das partes (Cop 16) em Cancun México.

Os países em desenvolvimentos são os mais motivados a aprovar a renovação do protocolo de Kyoto.

Tudo indica será incorporado nas propostas emissões per capita além da responsabilidade histórica, essa novidade tende a ganhar força entre os países emergentes, porém encontrará resistência entre os países desenvolvidos juntamente com países em desenvolvimentos menos populosos.

Enquanto o Protocolo de Kyoto definiu metas de redução de emissão de gases de efeito estufa para o período de 2008 a 2012, a Cop 16 em Cancun México definirá metas para o período de 2013 a 2017.

Os EUA não ratificaram o Protocolo de Kyoto, essa atitude deixa alguns países desenvolvidos com o sentimento de desvantagem, caso os EUA não mude a postura comprometerá acordos na Cop 16.

Brasil, índia e China estão levando em conta a responsabilidade histórica dos países desenvolvidos nas emissões, assim sendo, precisariam continuar emitindo de forma crescente por um período para obter o mesmo nível de desenvolvimento de suas populações.

O problema maior é que o acordo em Copenhague (2014 à 2017) de aumentar apenas em 2° C a temperatura do planeta até 2100, não será atingido com o que aí está combinado entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento, da maneira que está teríamos um aumento de 3,5° C até 2100.

O tema é de grande importância, gera muita expectativa em diversas áreas como, política, indústria, biodiversidade, fundos sociais, etc.

Qualquer pessoa ou empresa tem verdadeira convicção da necessidade de construirmos um mundo sustentável, socialmente justo e economicamente viável para nossos descendentes.

Fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário