sexta-feira, 27 de março de 2009

Títulos do Mercado financeiro.

Vou colocar aqui algumas coisas que penso e vejo acontecer, mas deixo claro que não sou, nem pretendo ser o dono da verdade e o interesse desse post é apenas uma troca de idéia sobre o que vem acontecendo muito hoje.

Todos sabem que o mercado financeiro brasileiro tem um potencial enorme de crescimento e demanda, por isso acho importante esclarecer algumas coisas sobre as letrinhas que envolvem os donos, funcionários, gestores de capital de terceiros.AA......AAI......CTA.....CNPI.....e outras tantas siglas que temos por aí, são certificados disputados por vários profissionais do mercado financeiro.

O problema é quando o profissional adquire o certificado e acha que o tal certificado supera outras normas de conduta, nesse caso temos um risco enorme nos relacionamentos entre clientes e profissionais.

Certa vez no chat do blog do Ray um freqüentador assíduo e muito conhecido mudou o nick para me fazer a seguinte pergunta: “Fontes você tem CNPI?”

Pensei melhor e preferi não responder, pois o freqüentador muito conhecido se escondeu em um novo nick e isso não têm lógica, sem lógica eu caio fora, quem me conhece pessoalmente sabe que se a conta não fecha costumo dar um passo atrás sempre.

Deixando o desabafo de lado, vamos ao tema em questão:

Respeito todos os títulos e Letrinhas do mercado financeiro, pois para adquiri-las o camarada tem que estudar muito e isso é muito importante em qualquer segmento profissional.

Mas os donos de Assets, os Gestores, os administradores, os AA de 1 ano, os AA de 5 anos, os AA de 15 anos, os CTAs de 30 anos....os CNPIs de 18 anos têm que saber de uma coisa simples e cristalina.

Nenhum desses títulos anula um outro muito simples que é o: Responsável legal pela conta do cliente.

O interessante é que o responsável legal de uma conta não necessita ter os títulos/letrinhas citadas anteriormente, o responsável legal de uma conta, nada mais é do que alguém de extrema confiança do dono da conta, esse quesito “Confiança” ninguém adquire apenas freqüentando cursos e recebendo certificado.

Por várias vezes tive que sentar com pessoas sem conhecimento nenhum do mercado de bolsa, porém era o Representante legal do cliente em questão.
Algumas vezes cometi o erro de perguntar se a pessoa na minha frente conhecia algo sobre bolsa, ouvi uma resposta que me fez nunca mais fazer a tal pergunta, a resposta foi:

"Não conheço nada do mercado financeiro amigo, tenho só segundo grau incompleto, mas sou o Representante legal desse cliente e o mesmo me autorizou a te contratar ou não, agora eu pergunto: Você quer continuar a reunião ou não?"

Então amigos quando se depararem com pessoas dizendo que precisa pagar xx% do total da carteira para um gestor ou um administrador ou qualquer outro nome que seja dado, o ideal seria ver se realmente precisa contratar tais serviços e se sim, tem que pagar ou negociar valores, pois ninguém trabalha de graça.

Alerto nunca desprezem o título que supera e muito as letrinhas acima que é o Título de Representante legal da conta, pois esse sim caracteriza que a pessoa é de extrema confiança do dono da conta.

Repito esse post não é de forma alguma uma apologia ao não estudo ou ao não conhecimento, simplesmente é um post pra baixar um pouco a bola ou dar um pouco de humildade aos detentores de títulos no mercado financeiro e mostrar que nenhum dos títulos do mercado supera uma coisa simples que é a confiança do cliente.

Todo comentário será bem vindo.
Sucesso a todos.

Fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário