domingo, 22 de março de 2009

DINHEIRO: UM TABU

Um dos motivos para tantas pessoas e famílias viverem com problemas financeiros é a falta de comunicação sobre este assunto.
Falar de dinheiro parece uma coisa feia, suja. Pode ser que isso esteja impregnado em nosso subconsciente, talvez lembrando de quando éramos pequenos e ouvíamos nossas mães dizendo: "vai lavar as mãos que tu lidou com dinheiro, vai saber na mão de quem essas notas passaram".

Costumo fazer uma pergunta bastante simples e quase sempre tenho tido a mesma resposta: quantos aqui sabem quanto ganham seus pais?
Entre amigos também não é comum falarmos sobre o assunto. No máximo temos conversas superficiais, geralmente reclamando de como a vida está complicada, como as coisas aumentaram de preço e coisas desse tipo.
Não costumamos juntar os amigos e por exemplo, discutir como está a imagem pública das empresas nas quais investimos ou como evitamos pagar o dobro por um produto porque conseguimos esperar até juntarmos dinheiro suficiente para comprarmos ele a vista.
Pais não ensinam para os filhos a importância de fazer o orçamento doméstico, muitas vezes porque eles mesmos não sabem dessa importância, vivendo um mês após o outro, sem planos, sem metas, sem objetivos. Os poucos que fazem orçamentos simples, para ao menos saberem o quanto gastam mensalmente em quê, não incluem os filhos nesse planejamento.
Decidem sozinhos o que é importante e o que não é, privando os filhos do exercício Importantíssimo da escolha.
Depois estes crescem ganhando tudo o que precisam, sem saber os esforços que foram necessários para prover isso a eles. E não entendem quando caem no mundo real que não é possível ter tudo, que precisam escolher entre uma coisa e outra. Então, alheios à realidade, adquirem tudo o que acham que é necessário, achando que as prestações das Casas Bahia vão resolver todos os seus problemas.

Texto retirado de: Construção de Patrimônio
Palestra ministrada no Encontro do Clube de Empreendedores
Por Fabricio Stefani Peruzzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário