domingo, 22 de janeiro de 2012

Fundos de Dividendos

Os fundos de dividendos selecionam empresas que pagam bons dividendos aos acionistas, até aí tudo normal é uma maneira do comprador desses fundos aplicar em ações e ao mesmo tempo ter uma fonte de renda praticamente garantida que são os dividendos distribuídos pelas empresas que compõem a carteira desses fundos.

O que o comprador desses fundos tem que prestar bastante atenção é que alguns gestores usam diferentes maneiras de distribuírem esses dividendos aos cotistas.

Existem gestores que somam os dividendos recebidos das empresas à cota do fundo, fazendo com isso que a cota tenha valorização e sabemos que o cotista pagará 15% de IR (imposto de renda) sobre a valorização da cota.

Sabemos que o dividendo é isento de IR (Imposto de renda), pois a empresa já pagou IR antes da distribuição aos acionistas, quando o gestor acrescenta o valor do dividendo à cota do fundo o proprietário da cota será tributado na hora que vender suas cotas.

O investidor que quer comprar cotas de fundos de dividendos deve procurar por fundos que não praticam a gestão dessa maneira, existem gestores que creditam os dividendos recebidos diretamente no financeiro do cotista, evitando com isso que o dividendo que é isento de IR seja tributado na hora que o cotista vender suas cotas.

Todos sabem que quanto mais o investidor evitar custos desnecessários em suas operações, maior será a performance de sua carteira no longo prazo.

Boa Sorte!

Fontes.

Um comentário:

  1. Só as elevadas taxas de admistração já inviabilizam o o investimento em fundos! É melhor montar sua propia carteira e admistra-la, tendo ainda a vantagem de poder realizar vendas de ate R$20.000,00 com a isenção de imposto, o que não é possivel fazer com as cotas de um fundo. Caso o investidor seja totalmente leigo, ainda compensa montar uma carteira igual a carteira do fundo.

    Abraço !

    ResponderExcluir