domingo, 14 de agosto de 2011

O que são Proventos?

Os investidores que compram ações na bolsa de valores viram proprietários de uma pequena parte da empresa, sendo assim, se em determinado balanço a empresa apresentou lucro esse investidor tem direito a receber uma parcela desse lucro.

A parcela distribuída desse lucro varia de empresa para empresa, mas geralmente as empresas de capital aberto devem distribuir no mínimo 25% do lucro para os acionistas.

Empresas em fase de crescimento distribuem menos lucros aos acionistas, pois preferem reter grande parte desses lucros para reinvestirem na operacionalidade da empresa e assim gerarem mais lucros no futuro.

Empresas em fase de maturação tendem a distribuírem mais lucros aos acionistas, pois não necessitam reter esses lucros para reinvestir.

Essa parte de lucro será distribuída ao acionista de forma proporcional a quantidade de ações que o investidor possua em custódia.

Os proventos podem ser de dois tipos:

- Dividendos: Esse provento entra na conta do investidor sem a retenção de Imposto de renda.

- Juro sobre capital próprio (JSCP): Esse provento entra na conta do investidor depois de sofrer retenção de 15% de Imposto de renda na fonte.

Lembrando que o recebimento de proventos pelo acionista não tem nada a ver com a valorização ou queda nas cotações de suas ações no mercado de bolsa.

O investidor recebe os proventos caso a empresa apresente lucro nos seus balanços e ainda pode obter uma valorização em suas ações, caso o setor em que sua empresa está inserida esteja sendo procurado por novos investidores.

É recomendável que o investidor ou acionista reaplique os proventos recebidos em novas ações, assim ele terá o beneficio do efeito do juro sobre juro em seus investimentos, no longo prazo esse efeito é responsável por uma boa parte da valorização de sua carteira de ações.

Boa Sorte!
Fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário